MAIS CONTEÚDO PARA VOCÊ

6 filmes para fortalecer seu comportamento empreendedor

11 de agosto de 2021


Você sabe o que é comportamento empreendedor? Já se fez essa pergunta ou já deu um Google?



Aposto que de bate e pronto as vezes não vem uma definição em mente, mas vamos colocar tudo às claras, porque para empreender esse comportamento é essencial.

O comportamento empreendedor é o domínio de competências essenciais para realizar. Fazer. Ir da ideia à ação. Sair do zero, transformar sonhos em oportunidades. Criar soluções, rentabilizar, transformar o ambiente para melhor.

Dentro deste comportamento existem habilidades que valem ouro, são fundamentais para o processo de colocar os negócios no rumo certo, no tempo oportuno, aumentando a chance de ter uma empresa bem-sucedida.

E de vez em quando, como empreendedores, precisamos de uma boa dose de inspiração para seguir em frente e desenvolver nossas habilidades com leveza, é aí que mora uma ótima oportunidade de relaxar e aprender ao mesmo tempo, em uma deliciosa sessão pipoca.

Aprender de forma lúdica é uma das maiores vantagens da sétima arte na nossa rotina. Podemos despertar através dos filmes novas ideias, conhecimentos e assim levar da telinha para o dia a dia incentivo para novos comportamentos.

Claro que para exemplificar cada uma das seis habilidades empreendedoras que selecionei, também fiz uma curadoria de filmes para demonstrar cada uma delas na prática. Não adianta tentar ter só um pouquinho da sua preferida ou pensar nelas somente "quando dá". Como empreendedor, você realmente precisa se desenvolver e praticar esses comportamentos diariamente.

Algo para deixar claro: selecionei neste artigo apenas seis delas, mas para empreender é preciso desenvolvimento constante e mais algumas habilidades além dessas, porém vamos falar sobre as demais em outro momento, combinado?

Quero te lembrar que a prática é a mãe da excelência, então vamos para essas habilidades poderosas e aos seus relativos filmes:

  1. Coragem para assumir riscos:

Essa é uma habilidade importante para que o seu negócio cresça, se destaque e você colha os frutos dos riscos que assumiu, lembrando sempre que riscos para ser assumidos devem ser calculados, caso contrário podem te levar a sérios problemas, pessoais e/ou profissionais.

Um dos filmes que coloca essa habilidade em evidência o tempo todo é: A TRAVESSIA.

Nesta aventura dramática você vai conhecer a história do acrobata francês Philippe Petit que atravessou as torres gêmeas do World Trade Center com mais de 40m de altura, sobre uma corda de aço.

Assim como acontece na acrobacia, também acontece no empreendedorismo, os riscos precisam ser calculados e se realmente valerem a pena: aceitos e vivenciados.

  1. Autoconfiança:

Imagine você ser o responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso. Imaginou? É por isso que a autoconfiança é uma habilidade essencial para você no empreendedorismo. Quando você está à frente do seu negócio essa é a realidade, a responsabilidade é sua. Você pode dividir, delegar, compartilhar, mas ainda assim, continua sendo a pessoa principal para direcionar o rumo do seu negócio. Se não houver autoconfiança, o medo pode paralisar e fazer com que ao invés de agir, você fique à espera de uma solução vinda de outra pessoa.

Quer ver o que realmente é a autoconfiança na prática? Assista: ENOLA HOLMES.

Aqui não quero destacar o papel de Enola, ela é sim muito autoconfiante, mas observe Eudoria, a mãe de Enola em toda a trama. Em cada ação, a cada decisão, ela nos dá demonstrações claras de autoconfiança, do início ao fim, não só com a filha, mas também com suas escolhas pessoais. Veja como essa habilidade é presente mesmo nos momentos das maiores incertezas.

  1. Protagonismo:

É aquela habilidade que te coloca no centro da solução de forma proativa, corajosa e central. Você tem o papel principal ao empreender, portanto a habilidade do protagonismo é parte do comportamento empreendedor.

Como "personagem principal" é sua responsabilidade persistir, reorganizar, encontrar caminhos e inovar para que o seu negócio decole.

Quer assistir ao que é o protagonismo? Assista o filme: RADIOACTIVE.

É uma cinebiografia, conta a história de Marie Curie, uma cientista polonesa a frente de seu tempo e responsável pela descoberta da radioatividade. Ela realmente fez história e se colocou no centro da solução. Corajosa, inovadora e destemida, mostra por meio da sua biografia o significado de protagonismo.


  1. Agir com propósito:

É o que vai fazer com que você mantenha o rumo, o ritmo e a persistência.

É aquele motivo que lateja em sua mente da hora que acorda até a hora em que vai dormir. É algo pelo qual você precisa realizar uma ação, uma transformação, porque se não o fizer vai incomodar.

Grandes transformadores agem com propósito, se dedicam a criar uma nova realidade para solucionar um problema. Isso não quer dizer que você precise se levantar e mudar o mundo, mas quer dizer que, agir com propósito é realizar algo que para você é inegociável e fundamental.


Não consigo pensar em um filme melhor para exemplificar do que este: O LIVRO DE ELI.

Veja a partir da sua própria experiência o poder que um propósito tem. Na trama, Eli - um guerreiro, caminha pelo que restou da terra que havia sido destruída há 30 anos, toda essa caminhada era por um propósito, levar esperança aos que restaram.

  1. Resiliência:

Quase nunca as coisas sairão exatamente como você esperava, portanto, superar as frustrações, os desafios, as decepções, as dificuldades é parte essencial do comportamento empreendedor.

Podemos entender que resiliência é sofrer o impacto, mas suportar e seguir apesar disso.

Aqui, tem um documentário que vai te mostrar resiliência: I AM.

Ainda não teve a oportunidade de assistir? Por favor, comece por ele.

Ter a capacidade de superar as adversidades, se refazer a partir de uma nova perspectiva, criar saídas e novas condições para ressignificar experiências é ter resiliência. O documentário pode te inspirar, mas para desenvolver essa habilidade é só vivenciando mesmo.

  1. Otimismo

A habilidade de ver o lado bom das coisas, se alinhar pelo positivo, pela oportunidade. Se manter em bom estado de espírito. Essa habilidade vale ouro, mas cá entre nós, precisa ser alimentada diariamente.

Quem sabe se comportar de forma otimista tem vantagem sobre si mesmo, consegue se colocar acima da zona do medo, mesmo em situações dramáticas cria para si oportunidades de finalizações mais favoráveis, uma vez que consegue identificar os pontos positivos nas situações.

Aqui, sugiro que assista o filme: A MENINA E O LEÃO.

Mia de apenas 14 anos cria um vínculo de amizade profundo com um leão branco chamado Charlie, um dos animais que seu pai cuidava na fazenda da família. Mesmo sabendo que o Leão é um animal selvagem e perigoso, a adolescente faz tudo o que é necessário para manter seu amigo por perto. Observe a atitude de Mia durante a aventura, a habilidade de se alinhar pela oportunidade, se manter acima da zona do medo.

Neste artigo você viu que para cada uma das habilidades que fazem parte do comportamento empreendedor selecionei um filme para te ajudar a reparar como é demonstrado na prática.

Espero que te ajude, inspire e te leve a escolher ao menos uma delas para fortalecer com carinho e afinco o comportamento empreendedor.


Dariane Gatto, sócia fundadora do Instituto Kaz, Kaz Coworking e criadora do Mulheres que Lideram. Atua como Estrategista de Negócios & Mentora para Líderes e Empresários, especialista em gerenciamento de projetos, gestão de mudanças, gestão pública municipal e pós-graduanda em marketing e negócios digitais, master coach, certificada DISC, QEMP, ALPHA, HCMBOK e PMP, com mais de 1000 líderes impactados por seus programas e mais de 100 empresas atendidas para desenvolvimento de seus negócios, sócios e lideranças.